Série NOACs: RE-LY, o primeiro passo para a nova era da anticoagulação oral










            A fibrilação atrial (FA) é a arritmia mais prevalente no mundo, acometendo cerca de 2-3% de toda a sua população e incidência em ascensão com o avanço da idade (Tratado de Doenças Cardiovasculares, Braunwald, 9ªEd, 2013). Os pilares do seu tratamento são a terapia de controle (de ritmo ou de frequência cardíaca) e a prevenção de eventos embólicos, através da anticoagulação. Esta até então era feita pelo uso da varfarina, um antagonista da vitamina K que interfere largamente na cascata de coagulação (inibe a produção dos fatores II, VII, IX e X e das proteínas C e S). Além disso, outros inconvenientes são a interação com uma variedade enorme de alimentos e outros medicamentos, com efeitos imprevisíveis na taxa de anticoagulação e variação das doses terapêuticas e tóxicas inclusive no mesmo paciente. O resultado disso é um tempo na faixa terapêutica (TTR – time in terapeutic range) muito aquém do desejado, com necessidade de dosagem regular do RNI e ajustes de dose tão frequentes que poderiam causar dor física em assistentes e assistidos, motivo pelo pode-se dizer que a prevenção de eventos embólicos era o maior ponto fraco da terapia de FA.
                Este grande empecilho à condução dos casos desta arritmia recebeu um poderoso upgrade quando a Boehringer trouxe um reforço a esse pilar terapêutico: a dabigatrana, um inibidor específico da trombina, surgia com a proposta de um efeito anticoagulante preciso e previsível, com pouca dependência de interação medicamentosa e sem dependência de controles laboratoriais. E para comprovação do efeito miraculoso e revolucionário deste nova droga, foi desenhado o estudo RE-LY.
                Grande ensaio clínico randomizado, multicêntrico (951 centros em 44 países), de grupos paralelos, envolveu cerca de 18000 pacientes para comparar dabigratrana nas doses de 220 mg/dia e 300 mg/dia com a varfarina na prevenção de AVC e eventos embólicos em pacientes com FA. O objetivo primário de não-inferioridade das duas doses de dabigatrana para a prevenção destes eventos (com limite superior de RR tolerável de até 1,46), além de análise de segurança, por meio de eventos hemorrágicos maiores.
                Ao fim de 2 anos de randomização, 18113 pacientes haviam sido alocados nos 3 diferentes grupos, com uma idade média de 71 anos, peso médio de 82 Kg, FA paroxística, persitente e permanente igualmente representadas, com CHADS2 de baixo, intermediário e alto risco também equilibrados. Houve uma taxa de abandono das terapias de 20,7%, 21,2% e 16,6% nos grupos 220 mg, 300 mg e varfarina, respectivamente.
                A análise do desfecho primário (por intenção de tratar – ITT) provou não inferioridade das duas doses de dabigatrana em relação à varfarina, [dabigatrana 220 vs varfarina RR 0,91 (IC 95% 0,74-1,11, P<0,001) / dabigatrana 300 vs varfarina RR 0,66 (IC 95% 0,53-0,82, P<0,001)]. Aqui cabe uma ressalva, afinal é sabido que a ITT aproxima os resultados dos grupos, o que é protetor da hipótese nula em ensaios de superioridade mas favorece a hipótese alternativa em estudos de não-inferioridade. A análise mais apropriada seria per-protocol ou as-treated. Leitura adicional sugerida:


E o bom nem sempre é inimigo do ótimo. Além de não-inferior, a dabigatrana 300 mg/dia foi superior à varfarina com uma espantosa redução relativa do risco (RRR) de 0,34 (IC 95% 0,53-0,82, P<0,001). Antes de prosseguir, é importante ressaltar que esse RRR pode ser ainda melhor, ao se observar que o TTR dos pacientes do grupo da varfarina foi de formidáveis 64%, quando os estudos citam TTR no mundo real que podem girar em torno de 30-40%.  
Ao se observar a redução absoluta do risco (RAR) de 0,58 da dabigatrana 300 mg/dia em relação à varfarina, pode-se pensar que esse benefício não é tão imponente como pareceu a princípio (NNT 172, IC 95% 125-322). Mas deve-se ter em mente que todos os grupos obtiveram uma pequena taxa de eventos (1,53% dabigatrana 220, 1,11% dabigatrana 300 e 1,69% varfarina), o que pode ser explicado pelo fato de todos os grupos estarem recebendo tratamento eficaz e pela prevalência razoável de pacientes CHADS2 baixo, portanto sob menor risco de eventos embólicos. A RAR é influenciada pelo perfil de gravidade dos paciente da amostra, enquanto a RRR é uma característica inerente ao tratamento. 34% de RRR será 34% em qualquer perfil de gravidade.
                Na análise de desfechos de segurança, não houve diferença estatisticamente significante entras as taxas de sangramentos maiores dos três grupos, com a dabigatrana 220 mg/dia obtendo significância na redução deste evento (2,71% dabigatrana 220 vs 3,36% varfarina, RR 0,8, IC 95% 0,69-0,93, P=0,003). No entanto, observa-se apenas uma tendência a significância entre as duas doses de dabigatrana (3,11% dabigatrana 300 vs 2,71% dabigatrana 220, RR 1,16, IC 95% 1,0-1,34, P=0,052), o que reforça a segurança de ambas as doses no que diz respeito aos efeitos maléficos hemorrágicos.
                Concluindo, o pioneirismo da dabigatrana abriu portas para a vislumbre de um tratamento menos errático para os paciente com FA, não só com uma comodidade posológica que simplifica e sistematiza a anticoagulação, mas com eficácia na redução dos eventos embólicos sem incremento de risco de eventos hemorrágicos. Sem dúvida, um grande passo para o conforto e outro maior ainda para eficiência da terapia da fibrilação atrial.

Comentários

  1. Muito bom... pacientes que sofrem de FA, agora tem essa comodidade devido ao grande avanço. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2